Como contratar um funcionário??

Funcionários

Como contratar um funcionário??

Guia definitivo de como contratar um funcionário

Se você acabou de abrir o seu negócio ou pretende contratar mais funcionário em sua empresa, e não sabe por onde começar, essa dica é para você! Siga o passo a passo de como contratar um funcionário e transforme essa tarefa mais fácil. Confere abaixo e nos próximos posts as dicas de como contratar um funcionário no regime CLT.

 

Entrevista e seleção

Inicialmente você começará definindo o tipo de candidato que precisa e quais as qualidades e competências, ele precisa ter para o cargo pretendido. Antes de iniciar as entrevistas já verifique também qual o salário e benefícios que serão oferecidos ao candidato para que tudo isso fique claro na hora de passar as informações aos candidatos da vaga. Alguns exemplos de informações importantes para ter antes das entrevistas são: Valor de salário, funções do cargo, valor de vale alimentação, vale transporte, bem como horário de trabalho e comissões (se houver).

 

Contratação de um funcionário

Depois de feitas as entrevistas e escolhido o candidato que mais se encaixa nas definições de sua vaga é hora de começar o contrato de experiência, este tipo de contrato finda-se em até 90 dias e torna-se contrato de trabalho por tempo indeterminado. Nesse tempo de 45 à 90 dias, tanto a empresa quanto o empregado podem avaliar se ambos se adaptam para trabalhar no time. Nesse prazo é possível desligar o empregado, com uma rescisão não muito custosa para a empresa.

 

Sobre os documentos a serem solicitados, vamos destacar todos que você deve pedir para seu candidato à contratação:

 

✔ Exame Médico – Para contratar um funcionário

O exame médico admissional é um dos principais documentos a ser solicitado na hora de contratar um funcionário, nesse laudo constam informações sobre a condição física a o médico atesta que a pessoa está apta a exercer a função pela qual está sendo contratada.

 

✔ Carteira de Trabalho – Para contratar um funcionário

A carteira de trabalho é o documento mais importante, pois nele vai constar o registro do contrato de trabalho, bem como todas as anotações importantes referentes ao contrato de trabalho, como: Cargo, carga horária, salário, descontos e contribuições, entre outras informações importantes.

 

✔ Documentos pessoais – Para contratar um funcionário

Os documentos pessoais devem ser solicitados ao funcionário para fins cadastrais nos sistemas dos órgãos governamentais. Os documentos pessoais envolvem: Foto 3×4, original e cópia da carteira de habilitação (caso o cargo utilize veículo, atentar para a categoria exigida), cópia da carteira de identidade, cópia do CPF, cópia do comprovante de endereço, cópia do título de eleitor, cópia do comprovante de escolaridade, original e cópia do registro profissional emitido pelo órgão da classe (caso necessite para a função), cópia da certidão de nascimento (caso solteiro) ou certidão de casamento (caso casado), cópia do certificado de reservista (para homens entre 18 e 45 anos), cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos, cópia do cartão de vacina e comprovante de frequência escolar para filhos de até 7 anos, original e cópia da carta de referência.

 

Conte com a ajuda de um contador na hora de contratar um funcionário

Contratar um funcionário não é algo tão burocrático quanto parece, mas precisa de atenção e cuidados. Então busque ajuda de um profissional especializado.

Aqui na Atualize, você registra seus funcionários de forma bem fácil e tranquila, por meio de nossos sistemas tudo fica rápido e prático, sempre com a ajuda de nossos profissionais especializados.

 



Converse agora
1
Precisa de Ajuda?
Olá
Podemos Ajudar?
Powered by