Tipos de Empresas Para um Salão de Beleza - Atualize Assessoria Contabil
17270
post-template-default,single,single-post,postid-17270,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-1.0.4,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-product-single-tabs-on-bottom,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

Tipos de Empresas Para um Salão de Beleza

Tipos de Empresas Para um Salão de Beleza

Diferenças e os melhores tipos de empresas para um salão de beleza.

tipos de empresas para um salão de beleza

tipos de empresas para um salão de beleza

Existem diversos tipos de empresas para um salão de beleza, bem como, regimes tributários, enquadramentos e portes de empresas. Mas você sabe a diferença entre todos eles? Você sabe quais os melhores tipos de empresas para um salão de beleza e quais os mais utilizados na hora de abrir um empresário abrir seu salão? Nesse artigo, vou explicar um pouco dos 4 tipos de empresas para um salão de beleza mais utilizados e que ainda geram muitas dúvidas nos empresários e gestores na hora de abrir um salão de beleza.

Vamos lá, então!

1 – Microempreendedor Individual (MEI)

O Microempreendedor Individual trata-se de uma empresa individual, enquadrada especificamente no regime tributário SIMEI (regime exclusivo para os Microempreendedores individuais).

O MEI possui algumas particularidades e restrições, como por exemplo o faturamento que deve ser de até R$81.000,00 no ano (valor atualizado em janeiro de 2018). O empresário que optar por ser um Microempreendedor individual não pode participar de outra empresa como sócio e/ou administrar qualquer empresa. O MEI também só pode ter um funcionário contratado.

Para quem está começando um salão pequeno que se enquadre nos pré-requisitos ou é autônomo e quer se regularizar como pessoa jurídica o MEI é uma ótima sacada. Se regularizando como MEI, você passa a ter um CNPJ, pode abrir uma conta bancária de pessoa jurídica, pode emitir notas fiscais para seus clientes e paga apenas um valor fixo de imposto que é 5% de INSS e R$5,00 de ISS.

 

2- Empresário Individual

O Empresário Individual é uma empresa que pode ser enquadrada no regime tributário Simples Nacional ou em regime normal de tributação, é composto por apenas uma pessoa (não tem sócios). Não existe limite de contratação de funcionários como no MEI, é uma empresa como outra qualquer. Existe uma diferenciação nessa modalidade que é o patrimônio da pessoa física e da empresa se juntarem, não existe uma responsabilidade limitada ao valor do capital social, ou seja, as obrigações da empresa se estendem ao CPF do empresário.

Os tributos pagos nesse tipo de empresa dependem do regime tributário enquadrado, mas na maioria dos casos, os salões nesse formato geralmente se enquadram no Simples nacional. Nesse caso, os salões de beleza enquadrados no Simples nacional em forma de empresário individual, sendo uma Microempresa (ME) recolherá 6% de seu faturamento bruto + INSS (que dependerá do valor do pró-labore retirado.

3- Sociedade Limitada (Ltda.)

 

Sociedade Limitada é um tipo de empresa que é composta por dois ou mais sócios. Sua constituição é por meio de um contrato social, o qual define todas as regras que a empresa deverá seguir, como: quem são os sócios e a distribuição das cotas entre eles. Esse tipo de empresa, assim como o Empresário individual, pode ser enquadrado em qualquer regime tributário e pode ser definido como qualquer porte (contato que observado seu faturamento). Uma das diferenças mais impactante entre o empresário individual e uma sociedade LTDA, refere-se às responsabilidades de cada sócio, pois na sociedade limitada, as responsabilidades de cada sócio limitam-se ao valor do capital social que cada um possui dentro da empresa. Em relação aos tributos, segue o mesmo raciocínio do empresário individual.

 

4- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

 

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), é uma empresa formada por uma pessoa igual no caso do empresário individual. Porém, ao contrário do Empresário Individual, o proprietário de uma Eireli o que excede ao capital social não se estende ao CPF do empresário. O empresário que opta por um tipo de empresa EIRELI responde até o limite de seu capital social, mas em contrapartida para abrir uma Eireli é necessário ter um capital social superior a cem vezes do valor do salário mínimo vigente no país. Além disso, o titular só pode ter uma empresa nessa modalidade. Em relação aos tributos, uma Eireli segue o mesmo raciocínio do empresário individual e sociedade ltda.

Agora que você entendeu a diferença entre os tipos de empresas para um salão de beleza, basta escolher o que melhor se adequar ao seu perfil de empreendedor.

Se você ainda tem dúvidas e quer melhores esclarecimentos, entre em contato conosco!